Um quartinho de bebê seguro

A Olivia, primeira filhinha da Cammis com o Johnny, nasceu!!! Parabéns aos pais e muitas bênçãos pra família! E ela já chegou inspirando um post aqui no blog: vamos falar um pouquinho sobre segurança na decor do quartinho do bebê, para nossas leitoras casadinhas e que já pensam em aumentar a família 😉

Achei esta matéria bem interessante no blog da Camicado e acho que vão gostar!

Quando a família recebe a notícia de uma gestação é um momento de alegria e também um sinal de que muitas coisas irão mudar. Uma delas é o espaço na casa, que precisará ser ajustado para receber o bebê. Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas importantes para que você tenha um quarto não só bonito, mas também seguro para receber o seu bebê.

  • Certifique-se de que o berço tenha uma boa profundidade e que a parte do colchão possa ser ajustada de acordo com a idade da criança. Meça a distância entre as barras verticais ao redor – ela não deve ultrapassar 6,5 centímetros (uma latinha de refrigerante não pode caber no meio, na horizontal) – para não correr risco de a cabeça do bebê ficar presa.
  • Se o berço que você for usar for muito antigo, ele pode conter pintura com chumbo. O ideal, nesses casos, é lixá-lo completamente e pintá-lo com uma camada de tinta sem chumbo. Bebês costumam morder as bordas do berço e podem ingerir partículas de chumbo, um metal pesado que causa intoxicação, problemas de aprendizagem e outros distúrbios neurológicos. Boa parte dos berços é coberta por laca, um material inofensivo e fácil de limpar.
  • Verifique se o colchão se acomoda perfeitamente ao berço; não deve haver nenhum tipo de protetor ou enfeite para completar espaços vazios, já que pernas e braços dos bebês podem ficar presos. O protetor, aliás, apesar de bonitinho, é dispensável, principalmente em regiões onde faz muito calor. Ele acumula pó e atrapalha a circulação do ar dentro do berço. Se você quiser usá-lo, certifique-se de que ele não seja muito fofo, lave-o com frequência e o aposente logo que o bebê começar a conseguir ficar de pé no berço.
  • Posicione o berço distante de janelas, luminárias, enfeites de parede, fios ou móveis que possam ser usados como apoio para pular.
  • Evite cortinas e persianas com fios pendurados, para evitar risco de estrangulamento. Caso já tenha algo assim no quarto, tente dar um nó para suspender os fios.
  • Uma vez que seu filho já consiga se sustentar de quatro, retire brinquedos que atravessam o berço, como móbiles. Quando ele puder se erguer sozinho, será hora de tirar os protetores laterais também, para que não possam ser usados como degrau, e posicionar o colchão na posição mais baixa possível.
  • Quando o colchão já estiver na altura mais baixa e a parte de cima das barras laterais alcançar a região abaixo do peito do bebê, é hora de fazer a transição para uma caminha de verdade.
  • Fique o tempo todo com seu filho quando ele estiver sendo trocado. Algumas mães preferem colocar o trocador no chão para não haver risco de queda.
  • Mantenha produtos de higiene como loção infantil e lenços umedecidos fora do alcance do bebê.
  • Reveja a colocação de armários e prateleiras nas paredes, para ter certeza de que estão bem seguros. Lembre-se sempre de fechar gavetas. (Fonte: Baby Center)
  • Fuja do vermelho: a cor pode causar irritação e prejudicar o sono do seu filho. Use nas paredes tons pastel ou cores frias, como azul ou verde.
  • Evite os tapetes: prefira piso de madeira ou tapetes de borracha, que são laváveis. Pisos de vinil ou de laminado também são aconselháveis, porque não acumulam poeira e são fáceis de limpar.
  • Controle o vento e a luz: para proteger o quarto de poeira e correntes de ar, use persianas ou cortinas com voil, são bem-vindos e deixam o lugar mais aconchegante.
  • Aposte na praticidade: crianças fazem muita sujeira. Por isso, evite móveis e objetos de decoração com puxadores, treliças e estofados. O ideal é impermeabilizar poltronas e colchões, para que durem mais. (Fonte: Ideal Dicas)

Fonte: Blog Camicado

Mais algumas fotos pra inspirar vocês:

Fotos: Reprodução

Bjos! Auina

2 Comentários

Arquivado em Casei! E agora?

2 Respostas para “Um quartinho de bebê seguro

  1. Kris Kállen

    Que quartos mais fofos…
    dá até vontade de PENSAR em ter outro filho!!!
    rsrs

    Lindo trabalho, meninas…
    Adoooooooooooooooro o COMVCAPRENDI!!!

    bjs*

Deixe um comentário